Mitos e verdades: fique por dentro dos perfumes contratipos | The Clone

Mitos e verdades: fique por dentro dos perfumes contratipos

Publicado: 18/09/2019

Ainda não entrou na nova onda do mercado brasileiro?  Então, entenda as diferenças.



Se você é um apaixonado por perfumes e procura por novas fragrâncias na internet, já deve ter ouvido falar dos perfumes contratipos, inspirados ou de referência olfativa. Mas, fica a pergunta: qual a diferença entre esses perfumes e as marcas famosas, como o Aventus, de Creed, ou o Coco Mademoiselle, de Chanel?

Para responder a essa e outras dúvidas, a equipe do blog da The Clone & Co. desenvolveu uma lista de mitos e verdades relacionados à perfumaria que vai ajudar os consumidores a encontrar sua fragrância ideal. E o mais importante: com segurança e qualidade.


Veja abaixo as principais dúvidas dos consumidores:


Perfumes contratipos, inspirados ou de referência olfativa são a mesma coisa.

 Verdade.  Toda vez que você ler que uma fragrância é inspirada em determinado perfume de marca ou que faz referência olfativa a algum perfume já conhecido, estará se referindo a um contratipo. Os termos mais usados para designar essas fragrâncias são contratipos, inspirados ou de determinada referência olfativa.


Perfumes contratipos ou inspirados são todos iguais.

 Mito.  É nesse quesito que a história fica interessante. Perfumes contratipos utilizam características semelhantes de suas referências de marca, mas por trás desses produtos existem diversas empresas, ou seja, os contratipos também têm sua marca própria e cada empresa trabalha de forma diferente. As fragrâncias disponibilizadas no mercado não são todas iguais mesmo quando trabalham com a mesma referência olfativa de marca.


Posso ter perfumes contratipos com a mesma referência olfativa, como o Coco Mademoiselle, de Chanel, mas com fragrâncias ou tempo de permanência um pouco diferentes.

 Verdade.  Sim, isso acontece porque as empresas trabalham de formas diferentes, podem usar matérias-primas distintas e quantidades específicas de essência que interferem, por exemplo, no tempo de permanência do perfume.


Perfumes contratipos também podem ter sua marca própria.

 Verdade.  Os perfumes contratipos têm referência olfativa ou são inspirados em fragrâncias já consagradas, mas apresentam sua própria marca. Os perfumes da The Clone & Co., por exemplo, têm sua própria marca e designação. Todos são inspirados em marcas já conhecidas do grande público, mas não necessariamente iguais. Os perfumes da The Clone possuem designação como Miss Sofia, Zaragata, Ientu entre outros.


Perfumes contratipos ou inspirados apresentam preço menor e mais competitivo, principalmente, quando comparados às marcas internacionais já consagradas.

 Verdade.  Os perfumes inspirados tendem a apresentar preços bem mais interessantes que aqueles de marca já consagradas. Isso se deve a vários fatores, entre eles, o de utilizarem a mesma embalagem e frasco, o que gera menor custo de produção; não sofrer tributação de importação; menor investimento em marketing etc. Essa categoria de perfumes está tornando o uso de fragrâncias inspiradas em marcas já consagradas muito mais acessível no País.


Perfumes contratipos e falsificados são a mesma coisa.

 Mito.  Esse é um erro muito grande que algumas pessoas cometem quando se deparam com os perfumes inspirados. Um perfume contratipo ou inspirado em determinada referência olfativa passa pelo desenvolvimento da fragrância, processo próprio de fabricação e criação da marca. É importante que o consumidor também procure saber se a marca de contratipo em questão tem, por exemplo, registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que garante também a qualidade e a procedência da fragrância.


Perfumes contratipos não têm a mesma qualidade que marcas importadas ou originais.

 Mito.  Os perfumes contratipos podem ter boa ou má qualidade como qualquer outro produto ou fragrância no mercado. Por isso, é importante pesquisar sobre a empresa que está nesse mercado. Os perfumes da The Clone & Co., por exemplo, são todos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), obedecendo as normas regulatórias do Brasil para esse tipo de produto. Além disso, também têm garantia de procedência em relação ao fabricante e desenvolvimento de sua formulação.


Perfumes contratipos ou inspirados não têm a mesma fixação que os chamados perfumes de marca.

 Mito.  Os contratipos ou de determinada referência olfativa podem ter a mesma qualidade ou até superior aos perfumes que são inspirados. É importante conhecer a marca, procedência e processo de fabricação da fragrância. Os perfumes da The Clone & Co., por exemplo, são todos Eau de Parfum, têm 23% de essência, proporcionando permanência aproximada entre oito e dez horas na pele.


Inspire-se e boas compras!


*MARCAS COMERCIAIS DE TERCEIROS

As marcas comerciais citadas nesta página são propriedade dos respectivos proprietários. Elas são mencionadas apenas como exemplos de referência das famílias olfativas das quais também pertencem os perfumes THE CLONE & CO.

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